Vícios e a minha saúde ocular

 Quando fui fazer a preparação para o tratamento do hipertireoidismo, o médico perguntou se eu fumava, pois o tratamento com iodo radioativo pode prejudicar a saúde ocular dos fumantes. Mesmo não sendo fumante, meus olhos foram afetados e eu deveria usar um colírio quatro vezes por dia.

Deveria do verbo "eu acabo esquecendo de usar". Só lembro quando o olho está ultra ressecado, ardendo, vermelho e quando começa a me dar dor de cabeça. O problema é que, quando eu pisco, meus olhos não fecham e isso faz com que eles fiquem ressecados.E o problema é que o meu único vício usa e abusa dos meus olhos: ler.

 Em 2020, fiquei um período só com os canais abertos da TV e foi quando eu perdi o hábito de assistir televisão. Assisto alguns canais no YouTube, escuto alguns podcasts, mas na maior parte do meu tempo em casa eu leio.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, eu li cinco livros. Praticamente um livro a cada dois dias. Daí me dei conta que estava demais e antes que meus olhos começassem a sangrar me disciplinei com o colírio e estipulei o limite de 30 páginas por dia. Baixei até um aplicativo para ajudar nesse objetivo. Respeitei? Quase! Estou lendo 30 páginas de manhã, 30 de tarde e 30 de noite. Já estou super controlada... e saudável!



Comentários

Morgana disse…
Gente se eu ler 10 páginas já tô feliz 😂👏um pouquinho é melhor que zero.