Quando os alunos e alunas ficam incríveis, vão embora e nos deixam muitas lembranças e saudades. Trabalhar em escola de ensino médio é aprender a dar a deus a cada três anos.
No primeiro ano, eles e elas chegam na nossa escola possuídos pelo maligno. Na escola antiga, eram o nono ano, os mais velhos e mais velhas. Daí chegam no Olindo achando que são alguém na fila do pão. Testam os limites e a paciência e se tornam insuportáveis.
No segundo ano, eles e elas já estão mais queridos e queridas. Já conhecem a escola, profs, direção, regras e se sentem mais confortáveis. Alguns passam por um período de desmotivação e exigem de nós profs um pouquinho mais de atenção e se tornam amáveis.
No terceiro ano, eles e elas estão maravilhosos e maravilhosas. Focados e focadas, vislumbram o futuro que logo baterá na porta. Alguns e algumas têm a "síndrome do terceiro ano": acham que não precisam fazer nada e passarão de qualquer jeito. Outro e outras percebem que essa fase está acabando e se tornam nostálgicos, amorosos e inesquecíveis.
Nós profs, durante os três anos, ficamos firmes. Tentando lidar com todos os sentimentos, os humores, as rebeldias e os diferentes níveis de dedicação. Nós profs sempre sentiremos saudades dos terceiros anos que vão para o mundo levando um pedacinho dos nossos corações.
Comentários