sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Os inimigos dos pais

Resultado de imagem para que notas sao essas?

Numa das poucas reuniões de pais que meus pais me levaram no colégio, um pai achou errado que a prof dava tema todos os dias. Meu pai achou aquilo um absurdo e na volta pra casa, dentro do carro, ele me falou: "No dia que a tua professora chamar eu ou a tua mãe, nós nem vamos porque ela sempre vai ter razão".

Os anos passaram, eu me tornei professora. Testemunhei algumas situações que as profs não tinham razão, mas em 95% elas tinham e o que os pais fizeram? Protegeram os filhos e culparam os professores. Durante essas férias refleti muito sobre isso e cheguei a uma triste conclusão: nos nossos tempos, os professores são os maiores inimigos dos pais.

Enquanto os pais estão ausentes mesmo sentados ao lado dos filhos porque estão perdidos em faces, twitters, instas e e-mails, os professores passam, no mínimo, 50 minutos por dia prestando atenção nas crianças. Enquanto os pais enchem os filhos de presentes para suprir a falta de carinho, os professores ensinam E educam para uma vida nem sempre doce e um mundo nem sempre amigável. Enquanto os pais distribuem "sim" por culpa, os professores dizem "não" por amor.

Nós professores não acordamos de manhã pensando: "Quem será a próxima criança que vou perseguir, torturar e traumatizar?". O que nos dá força pra esquecermos nossas condições de trabalho e falta de reconhecimento é a nossa paixão e nosso objetivo: ensinar aos nossos alunos o que sabemos não apenas sobre nossas disciplinas, mas também sobre a vida.

Nós não somos os inimigos. Os inimigos são as birras, as manhas, a falta de limite e a falta de capacidade de lidar com as derrotas. Deixem que seus filhos aprendam com a gente, pois nós os amamos. A vida será bem mais impiedosa.

(Claro, existem pais maravilhosos que não passam nem perto desse texto)