Os inimigos dos pais

Resultado de imagem para que notas sao essas?

Numa das poucas reuniões de pais que meus pais me levaram no colégio, um pai achou errado que a prof dava tema todos os dias. Meu pai achou aquilo um absurdo e na volta pra casa, dentro do carro, ele me falou: "No dia que a tua professora chamar eu ou a tua mãe, nós nem vamos porque ela sempre vai ter razão".

Os anos passaram, eu me tornei professora. Testemunhei algumas situações que as profs não tinham razão, mas em 95% elas tinham e o que os pais fizeram? Protegeram os filhos e culparam os professores. Durante essas férias refleti muito sobre isso e cheguei a uma triste conclusão: nos nossos tempos, os professores são os maiores inimigos dos pais.

Enquanto os pais estão ausentes mesmo sentados ao lado dos filhos porque estão perdidos em faces, twitters, instas e e-mails, os professores passam, no mínimo, 50 minutos por dia prestando atenção nas crianças. Enquanto os pais enchem os filhos de presentes para suprir a falta de carinho, os professores ensinam E educam para uma vida nem sempre doce e um mundo nem sempre amigável. Enquanto os pais distribuem "sim" por culpa, os professores dizem "não" por amor.

Nós professores não acordamos de manhã pensando: "Quem será a próxima criança que vou perseguir, torturar e traumatizar?". O que nos dá força pra esquecermos nossas condições de trabalho e falta de reconhecimento é a nossa paixão e nosso objetivo: ensinar aos nossos alunos o que sabemos não apenas sobre nossas disciplinas, mas também sobre a vida.

Nós não somos os inimigos. Os inimigos são as birras, as manhas, a falta de limite e a falta de capacidade de lidar com as derrotas. Deixem que seus filhos aprendam com a gente, pois nós os amamos. A vida será bem mais impiedosa.

(Claro, existem pais maravilhosos que não passam nem perto desse texto) 

Comentários