Coisas boas também dão preguiça




Era um dia tão abafado que parecia que o calor fazia meu coração bater a mil por segundo. A chuva estava se preparando e quanto mais perto do momento dela cair, mais o calor me sufocava. Quando os pingos começaram a cair e o cheirinho do chão molhado chegou no meu nariz, não resisti.




Fui tomar banho de chuva igual a criança. Aliás, foi ótimo me sentir feliz como criança. A falta de medos, desconfianças, traumas, vergonhas, tudo foi embora. Só o que ficou foi a alegria e a liberdade do momento. O alívio do calor, a sensibilidade da pele.




Quando a chuva passou, fiquei com frio e quase me sentindo louca. Sozinha e encharcada. Daí começou a parte da preguiça. Seca um pouco pra poder entrar em casa. Tira a roupa molhada, toma banho, lava o cabelo, seca, desembaraça, bota a roupa pra lavar. Até tudo voltar ao normal já tinha me arrependido da pequena travessura.




Depois disso, por um bom tempo, nenhuma chuva pareceu boa o suficiente pra passar toda aquela trabalheira de novo. Eu, às vezes, nem olhava e nas raras vezes que olhava pra chuva, não me dava vontade de aproveitar, porque a preguiça de ter que arrumar as coisas depois me impedia.




Agora a chuva está irresistível de novo. Pingos grandes e cristalinos tão bonitos que parecem sorrir pra mim. Mesmo eu estando bem escondidinha no meu quarto escuro cheio de all stars, ela deu um jeito de bater na minha janela e me chamar. Mesmo dentro do meu quarto consegui sentir o cheirinho da terra molhada e lembrei como alguns perfumes são irresistíveis. Parecia tão bom que nem pensei na preguiça futura e fui pra rua mais uma vez.




Mas lá de dentro do meu quarto eu não percebi que não era uma simples chuvinha. É uma tempestade com muito vento, raios e trovoadas. No meio dela, aqui em pé, sinto frio antes da hora, porque sei que pra arrumar tudo de novo vai dar muito mais trabalho. A preguiça deu lugar pra ansiedade e agora eu fico esperando essa chuva acabar (será que vai demorar?) pra eu fazer tudo que eu não queria mais fazer.




(essa metáfora fica boa com banhos de piscina também)

Comentários