Sossego

Desculpem pela má qualidade da foto

"O que eu quero é sossego". Todo mundo, em algum momento, quer sossego. Um lugar pra ficar quietinho, descansando a cabeça e o corpo. Mas onde é esse lugar?
Para algumas pessoas esse refúgio pode ser o próprio quarto, uma biblioteca, uma fazenda, uma aula de alongamento ou uma sessão de massagem. Temos a tendência de acreditar que nosso sossego está diretamente ligado à calma existente no ambiente que nos envolve.
Se fosse isso mesmo, como se explica esse senhor da foto? Como uma pessoa consegue relaxar, ao ponto de cochilar, sentado no banco de uma praça no centro de uma cidade grande? Exaustão. Falta de opção. Loucura. Preguiça.
Pode ser qualquer uma dessas opções, mas também pode ser uma coisa menos óbvia. Talvez esse senhor tenha encontrado o sossego no primeiro lugar que deveríamos procurar: dentro de nós mesmos. Não adianta procurarmos um lugar calmo e silencioso se nosso coração e nossa mente não se desligam do que nos tira o sossego.
A maioria das pessoas se queixam da falta de tempo, do estresse e das doenças da vida moderna. Tomam florais, anti depressivos, fazem acupuntura e terapia, mas fogem da cura mais rápida e certa: o auto-conhecimento.
Sou ligada em 220v e, muitas vezes, não sossego nem durante o sono, mas estou tentando me corrigir. Agora procuro as respostas primeiro dentro de mim. Sou minha pior crítica, mas também minha melhor conselheira. Sei que dentro de mim está o sossego que eu preciso.

Comentários

Simo disse…
Eu sou capaz de dormir no banco da praça central... Sei lá, acho que é isso que dissestes, conhece-te a ti mesmo.
Mas assim, esse sossego pode também vir junto com os momentos que vivemos, ou mesmo com quem somos... Talvez não seja uma coisa que aprendamos, afinal, cada qual é como é!
fernanda disse…
hello teacher . tudo bem? é a fe do yazigi (de quarta-feira) . amei este texto :D achei muito bom . adoro ler suas postagens , me dão mais vontade de tentar postar igual a você :) teacher , queria pedir para você ir no meu blog : www.avidadafernanda.blogspot.com e postar em qualquer texto o teu email para eu te mandar o texto de inglês ;) e também pode mandar o blog do yazigi ? bye teacher , bom final de semana (K)
fernanda disse…
Este comentário foi removido pelo autor.