Museu da Língua Portuguesa


Nas minhas curtas férias de inverno, aproveitando a estadia em Santos, tive o prazer de visitar o Museu da Língua Portuguesa. Sem dúvida nenhuma, foi uma das coisas mais lindas e bem feitas que já vi na minha vida.

Numa construção linda, com uma organizaçõa perfeita, a gente vê dois vídeos sobre a origem da língua portuguesa. Com uma seleção de imagens maravilhosa, ouvimos trechos de obras clássicas da nossa literatura e música. Depois, percorremos longos corredores que falam sobre as festas, as regiões e todo o vocabulário específico envolvido em todos os momentos de nossa vida. Ainda tem computadores que mostram as palavras que adotamos das diferentes línguas que existem (Vocês sabiam que xoxota e bunda são palavras africanas? Impressionante, não?).

O primeiro andar sempre tem exposições sobre algum escritor e, pra minha sorte, o museu tem uma exposiçào comemorativa sobre os 100 anos do Machado de Assis. Milhares de fotos tiradas, bilhares de idéias na cabeça e um fôlego novo pra mais 4 meses de aula.

Comentários

/hannaluara disse…
Poxa quase fiquei emocionada, a primeira pessoa que lê meu blog que não é forçada por mim. achei interessante tantas semelhanças, cancerianas, filhas única,sou quase a cópia fiel do seu perfil! Adoraria ser professora tb, admiro mto o trabalho de alguns e tb repudio a falta de amor e profissionalismo de outros.E pra ser sincera a muito tempo não tenho uma boa professora de literatura e português,rsrsrs, o que me revolta.. pelo jeito baterei o ponto por aqui tb !beijos
Simo disse…
Carol, quando tive essa honra estava Clarice Lispector! F A N T Á S T I C O.